domingo, 4 de maio de 2014

Os corredores de ônibus


Pesquisa divulgada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em 2013 indica que a velocidade média dos ônibus subiu 46% nas faixas exclusivas implantadas neste ano em São Paulo. Dos 160 km implantados, entre 22 de fevereiro e 9 de setembro, a velocidade média passou de 14,3 km/h para 20,8 km/h. No período da manhã, a melhora foi de 44% no sentido centro e 33% no sentido bairro. Já à tarde, a melhora foi de 66% e 40%, respectivamente. As velocidades foram medidas uma semana antes da implantação das faixas e depois de ativadas. No entanto percebemos que as faixas de ônibus podem se tornar um novo problema dentro de todos que englobam a mobilidade urbana de São Paulo, é possível notar que a iniciativa da criação das faixas foi positiva, porém a forma que estão sendo utilizadas não é eficiente, tendo em vista que muitos acreditam ter sido disponibilizado um espaço enorme para os ônibus apesar de não ter sido notado nenhum fluxo maior de ônibus, ou seja, a capacidade da frota nestas regiões não foi aumentada segundo os críticos dessa política. Outra questão é o fato de os motoristas individuais não terem migrado para o transporte público, o que pode ser visto como um retrocesso em relação aos avanços tidos nos últimos anos, isso só fez com que o transito piorasse significativamente nos últimos meses.


A questão da cognição social 
       
         Essa questão dos corredores de ônibus é de grande importância atualmente, visto que as grandes cidades sofrem com um transito caótico e o tempo médio de viagem está aumentando cada vez mais. Pode-se perceber uma clara necessidade de compreender o conceito de cognição social para entender o fenômeno de rejeição às faixas exclusivas de ônibus, uma vez que teoricamente, quanto melhor for o transporte público, menor seria a necessidade do uso do transporte individual, melhorando, entre outros, a questão ambiental e a questão do transito.
         No entanto, devido a pensamentos já enraizados na sociedade, os quais raramente alguém questiona, a maioria da população considera que andar de transporte particular traz alguma espécie de status  e portanto, dificilmente deixaria de lado seu automóvel para usar os ônibus, mesmo que estes oferecessem um bom serviço
         Qual a sua opinião? O que você sugere que deve ser feito em relação as faixas de ônibus?



Fontes:
http://www.cetsp.com.br/


http://www.capital.sp.gov.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário