Pesquisa
divulgada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em 2013 indica que a
velocidade média dos ônibus subiu 46% nas faixas exclusivas implantadas neste
ano em São Paulo. Dos 160 km implantados, entre 22 de fevereiro e 9 de
setembro, a velocidade média passou de 14,3 km/h para 20,8 km/h. No período da
manhã, a melhora foi de 44% no sentido centro e 33% no sentido bairro. Já à
tarde, a melhora foi de 66% e 40%, respectivamente. As velocidades foram
medidas uma semana antes da implantação das faixas e depois de ativadas. No
entanto percebemos que as faixas de ônibus podem se tornar um novo problema
dentro de todos que englobam a mobilidade urbana de São Paulo, é possível notar
que a iniciativa da criação das faixas foi positiva, porém a forma que estão
sendo utilizadas não é eficiente, tendo em vista que muitos acreditam ter sido disponibilizado um
espaço enorme para os ônibus apesar de não ter sido notado nenhum fluxo maior de ônibus, ou
seja, a capacidade da frota nestas regiões não foi aumentada segundo os críticos dessa política. Outra questão é o
fato de os motoristas individuais não terem migrado para o transporte público,
o que pode ser visto como um retrocesso em relação aos avanços tidos nos
últimos anos, isso só fez com que o transito piorasse significativamente nos
últimos meses.
A questão da cognição social
Essa questão dos corredores de ônibus é de grande importância atualmente, visto que as grandes cidades sofrem com um transito caótico e o tempo médio de viagem está aumentando cada vez mais. Pode-se perceber uma clara necessidade de compreender o conceito de cognição social para entender o fenômeno de rejeição às faixas exclusivas de ônibus, uma vez que teoricamente, quanto melhor for o transporte público, menor seria a necessidade do uso do transporte individual, melhorando, entre outros, a questão ambiental e a questão do transito.
No entanto, devido a pensamentos já enraizados na sociedade, os quais raramente alguém questiona, a maioria da população considera que andar de transporte particular traz alguma espécie de status e portanto, dificilmente deixaria de lado seu automóvel para usar os ônibus, mesmo que estes oferecessem um bom serviço
Qual a sua opinião? O que você sugere
que deve ser feito em relação as faixas de ônibus?
Fontes:
http://www.cetsp.com.br/
http://www.capital.sp.gov.br/portal/
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