quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rotatória

Olá caro colaborador, gostaria de dividir com vocês essa questão:




O local:

A imagem ao lado, é uma foto aérea da Praça dos Bombeiros, em São Bernardo do Campo, no bairro de Santa Terezinha. Como vocês podem observar, a essa rotatória são ligada quatro avenidas: Av. Tiradentes (canto inferior direito da imagem e que continua sua outra parte no canto superior esquerdo), a Av. Rotary, no canto inferior esquerdo e a Av. Luiz Pequini, no canto superior direito da foto.
Não sei se pela foto é possível enxergar, mas existem algumas setas indicando os sentidos onde entram e saem carros nessas avenidas. Caso não consiga enxergar, nessas avenidas, todas as quatro entram e saem veículos, e essas mãos são separadas por uma espécie de canteiro. Até aí tudo bem, nada de anormal.


O fato: 

Durante 18 anos, eu e por 20 anos, meus pais, passavam por ali quase todo dia. Eram raros os dias que ninguém lá de casa, passasse por essa rotatória, nos mais diversos horários. No início desses anos, o fluxo de carro na região não era elevado, pelo menos comparado com tempos mais recentes. Prédios e mais prédios surgiram, casas, recentemente um shopping e futuramente, caso ocorra tudo certo, uma supermercado.
Imaginem a diferença no fluxo de carros a cerca de 15 anos atrás com agora e com o que ainda pode vir.
Pelo menos para mim, algo que é surpreendente é que até hoje não existe semáforo controlando o fluxo. Quem não conhece o local, não imagina a loucura que é tentar sair de uma avenida e passar pela rotatória para entrar em outra, ainda mais nos chamados horários de pico. Posso dizer que era um Deus nos acuda.

A importância da cognição social:

Nesse contexto, acredito que a cognição social adquire grande importância, já que como a própria definição do termo pressupõe, as pessoas devem utilizar suas experiências de mundo para se adaptar, se adequar e conseguir compreender as mais diversas condições como, por exemplo o caos que era e ainda é dirigir por essa rotatória.
Acredito que, de um modo geral todos os aqueles que enfrentam o trânsito, estão acostumados e convivem diariamente com regiões e situações como essa, portanto, a forma como cada um posiciona seu mundo social em relação a esses acontecimentos faz com que eles se tornem irrelevantes e comuns. Algo que não deveria ser.


Nada que está ruim não pode piorar:

Quando quebrava um carro, como aconteceu comigo e meus pais na saída da Av.. Tiradentes, é que a coisa complicava de vez. Isso quando não congestionava outros pontos das avenidas em si, refletindo na amada Praça dos Bombeiros. Ou para entrar em uma avenida, onde só existia uma faixa, ao invés de certos motoristas seguirem em fila, não, um queria se enfiar na sua frente e logo, todos também queriam, gerando filas duplas, triplas e assim por diante. Certos dias a coisa era caótica.
Segundo as normas de trânsito, no caso de rotatórias, aqueles que já estão em circulação na mesma, tem a preferência, ao menos que alguma sinalização indique o contrário. Sem contar que passavam pedestres nas saídas de cada avenida, que podiam dificultar a entrada e saída de veículos das mesmas, apesar de terem a possibilidade de atravessarem apenas quando o fluxo de veículos está na própria rotatória, e não para entrar na mesma, bastando apenas usarem um pouco de raciocínio e saberem a hora correta de atravessar sem atrapalhar os motoristas.
Talvez mais surpreendente ainda, é o baixo número de acidentes no local. Dificilmente você escutava casos de colisão ou atropelamento.
Não sei se existem casos iguais ou parecidos por aí (mas a probabilidade de existir é alta), mas o que falta para os responsáveis pelo controle do trânsito começarem a agir e evitar que um dia mais algum acidente, talvez mais grave, aconteça ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário