sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reflexão: Por que o Brasil sofre tanto com a violência no trânsito?

O fato:

Bom dia pessoal, hoje apenas gostaria de relatar um fato que presenciei ontem quando estava no trajeto de volta para minha casa que me levou a pensar sobre muita coisa, principalmente sobre a questão da insegurança e vulnerabilidade de todos no transito, apesar de muitos pensarem que estão “seguros” dentro de seus carros.

Condição de um dos veículos envolvidos
Bom vamos ao fato, estava no caminho que sempre faço quando volto da faculdade quando me deparei com um acidente entre dois carros, não fosse a gravidade do acidente, este seria mais um fato corriqueiro no cotidiano de muitos, que nem sequer “perderiam” um minuto de seus dias para pensar sobre o que pode ter levado à esse acontecimento.

Para pensar:

No entanto, em meio ao nervosismo dos envolvidos e daqueles que presenciaram o acidente comecei a pensar sobre os possíveis fatores responsáveis por gerar essa gigantesca quantidade de acidentes que ocorrem diariamente no Brasil, apenas como curiosidade, segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é quinto país com mais mortes no transito em todo o mundo.

Segundo estudos, cerca de 90% dos acidentes ocorrem por imprudência dos condutores, no entanto, eu acredito que exista muito mais por traz desses números. Será que se tivéssemos sinalização eficiente, ruas e calçadas bem pavimentadas e conservadas ou engenharia de transito bem planejada o número de acidentes seria tão grande quanto é atualmente? Será mesmo que toda a culpa dos acidentes é dos motoristas? Quais são os fatores que realmente são os principais responsáveis por essa realidade brasileira?

A realidade brasileira:

Segundo dados do ministério da saúde, o transito brasileiro mata tanto quanto doenças como o câncer de pulmão por exemplo. Essa realidade foi tratada em outro post desse blog onde existem os dados mais precisos sobre essa questão para que todos tenham a real dimensão do problema pelo qual estamos passando.

Vale a reflexão:

Na minha opinião essa questão pode ser bem analisada se observarmos o conceito de Daniel Goleman, que afirma que o conhecimento pessoal é o primeiro passo para se entender o conhecimento social, nesse contexto, acredito que primeiramente os condutores deveriam ter conhecimento dos seus limites, limites da via, de seu veículo e o principalmente os limites impostos nas leis de transito, pois se cada um fizesse sua parte (governo e cidadãos) qualquer tipo de acidente seria bem menos frequente do que são atualmente.


E para vocês, qual é a sua opinião sobre os reais fatores que tornam o Brasil um pais com transito tão violento?

Fontes:
http://www.paho.org/bra/
Goleman, Daniel - Inteligencia social: o poder oculto das relações humanas
Editora: Campus - RJ Inativar

Nenhum comentário:

Postar um comentário