domingo, 30 de março de 2014

Resumo da proposta

Este blog é uma é uma criação dos alunos de graduação da Universidade Federal do ABC, que atualmente cursam a matéria Informação e Sociedade. Nosso blog visa produzir conteúdos sobre a questão do transito no contexto atual, o qual se tornou um problema social, devido a gigantescos congestionamentos diários, ao grande número de acidentes, a questão da poluição ambiental, o desrespeito às regras de transito, entre outros fatores.

Essa análise do transito como problema social será tratada no nosso blog de forma a apresentar as questões levantadas pelos críticos e estudiosos em relação à locomoção nos grandes centros urbanos. Podemos observar que a origem dos problemas no transito não é fruto de um comportamento coletivo enraizado nas sociedades modernas como uma espécie de inteligência coletiva, conceito com o qual podemos realizar um paralelo e avaliar qual a real “contribuição” da nossa rede de transportes para a consolidação da situação atual como padrão.

Devemos ainda levar em consideração que o comportamento individual influencia o comportamento coletivo e vice e versa, desse modo, a análise dos fatos e notícias deve levar em consideração o conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy, uma vez que as atitudes de uma pessoa no transito influenciam diretamente e imediatamente vários motoristas e pedestres.

Nesse contexto iremos apresentar a questão da mobilidade urbana atual e observar a relação, também proposta por Pierre Lévy entre a obtenção de informação  e o ambiente físico dos transportes, uma vez que no mundo de hoje a informação tornou-se a principal “mercadoria” movimentadora dos mercados.

Esperamos que todos apreciem, sigam, e principalmente opinem sobre os temas que pretendemos publicar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário